Vegetarianismo

Vegetarianismo

Saiba mais sobre esse regime alimentar consciente

Vegetarianismo é o regime alimentar que exclui os produtos de origem animal. A SVB reconhece variações de interpretação do termo por causa do dinamismo da linguagem.

São diversos os motivos que levam os indivíduos a se tornarem vegetarianos:

Ética

São abatidos mais de 10 mil animais terrestres por minuto no Brasil para produzir carnes, leite e ovos. A maioria destes animais são frangos, porcos e bois – animais que têm uma complexa capacidade cognitiva e sentem dor, sofrimento e alegria da mesma forma que os cães que temos em casa. Os animais são sencientes (capazes de sofrer e sentir prazer e felicidade), por isso a escolha vegetariana é uma escolha de não compactuar com a exploração, confinamento e abate destes animais.

Saúde

Diversos estudos associam efeitos positivos de saúde com a maior utilização de produtos de origem vegetal e restrição de produtos oriundos do reino animal. De acordo com inúmeros estudos científicos – cada vez mais frequentes e publicados por instituições idôneas –, o consumo de carnes está diretamente associado ao risco aumentado de doenças crônicas e degenerativas como diabetes, obesidade, hipertensão e alguns tipos de câncer.

Meio Ambiente

Segundo a ONU, o setor pecuário é o maior responsável pela erosão de solos e contaminação de mananciais aquíferos do mundo. A ONU também estimou que cerca de 14,5% das emissões de gases do efeito estufa oriundas de atividades humanas têm origem no setor pecuário. A maior parte do desmatamento da Amazônia tem sua origem na produção de carnes, laticínios e ovos. 97% do farelo de soja e 60% do milho produzidos globalmente são utilizados não para consumo humano, mas para virar ração para as fazendas e granjas industriais, produzindo alimentos a uma eficiência muito baixa.

Sociedade

A produção de alimentos através da atividade pecuária não é apenas ambientalmente degradante, mas também contribui significativamente para o desperdício global de alimentos, uma vez que são consumidos de 2 a 10 Kg de proteína vegetal (por exemplo, soja) para produzir apenas 1 Kg de proteína de origem animal. Em um mundo com 1 bilhão de pessoas que passam fome, jogar toda essa comida no lixo é socialmente inaceitável. Ademais, o setor pecuário concentra a maior parte da mão-de-obra escrava rural brasileira.

Segundo alguns estudos, a principal motivação de adoção do vegetarianismo é a ética, seguido da motivação de saúde e, em menor proporção, de outras motivações.

Fonte: Sociedade Vegetariana Brasileira

Tipos de Vegetariano

A palavra vegetariano vem do latim Vegetus que significa, forte, vigoroso, saudável. O vegetarianismo é a prática de não comer carnes: (aves, boi, peixes, frutos do mar, etc.), nem seus derivados como: (bacon, salsicha, presunto, salame, etc.), com ou sem uso de laticínios e ovos. O vegetariano não come nada que implique em tirar a vida de um animal, porém nem todo vegetariano deixa a carne totalmente de fora do cardápio. Entre os adeptos do vegetarianismo, há desde os mais flexíveis até os mais radicais, são eles: Ovo-lacto-vegetariano: não consome nenhum tipo de carne, mas inclui em sua alimentação, ovos, leite e derivados, como: (queijos, iogurtes, etc.). Esta é a forma mais “popular” de vegetarianismo.

  • Não consome nenhum tipo de carne, mas inclui leite e derivados do leite (laticínios).

  • Não consome carne vermelha, consome ovos, leite e derivados, frango e peixes esporadicamente.

  • Não consome nenhum alimento ou ingrediente de origem animal.

  • Excluem de sua alimentação todos os produtos de origem animal.  Além de carnes, peixes, aves, laticínios (leite, manteiga, queijo, iogurte, etc.), excluem ovos, mel, gelatina, etc.

    Os veganos evitam o uso de couro, lã, seda e de outros produtos menos óbvios de origem animal, como óleos e secreções presentes em sabonetes, xampus, cosméticos, detergentes, perfumes, filmes etc. O veganismo é mais um estilo de vida do que apenas uma opção alimentar. Esta opção é seguida como um princípio, pois é quase impossível ser 100% vegano, pois nesse caso o vegano não poderia ir ao cinema nem bater fotografias  (porque no filme tem gelatina), não poderia andar de carro ou de ônibus, porque os pneus contêm  produtos de origem animal, muitas vezes os bancos são de couro etc.

  • Originalmente o mesmo que vegano; agora pode significar vegano ou vegetariano.

  • O crudivorismo admite apenas a ingestão de alimentos crus.

  • (ou frutívoro ou frutariano)

    Sistema alimentar que admite apenas o consumo de frutas na alimentação.

  • O freegano (uma corruptela deliberada da palavra vegano) come aquilo que encontra no lixo. Apesar de os freeganos serem mais radicais que os veganos ao se recusarem a comprar qualquer tipo de alimento, eles também são mais flexíveis, já que não têm objeções éticas a comer produtos animais que foram jogados fora. Eles querem evitar dar dinheiro àqueles que exploram os animais. Uma vez que um produto foi descartado, não faz diferença para o produtor se o alimento é consumido ou incinerado. Alguns freeganos continuam não gostando da ideia de comer um cadáver e – apesar de estarem dispostos a comer alimentos de latas de lixo – eles são bem informados sobre a contaminação fecal na carne e compreendem os riscos à saúde envolvidos em comer qualquer coisa que tenha passado por um abatedouro.

Alimentação Plant Based

Em uma tradução livre para o português, plant-based significa baseada em plantas, ou simplesmente baseada em vegetais. Como o próprio nome sugere, a proposta da dieta é consumir apenas alimentos de origem vegetal, ao mesmo tempo, em que elimina o consumo de proteínas de origem animal e também deixa de fora da dieta os alimentos processados e ultraprocessados.

A diferença da plant-based diet para o vegetarianismo é que nela o foco são 100% os vegetais, de preferência orgânicos, excluindo o consumo de alimentos que passaram pelas mãos da indústria, geralmente ricos em açúcar e gorduras ruins, além de conservantes e outros aditivos químicos que só causam prejuízos para a saúde.

Esses produtos alimentícios ficam de fora mesmo sem conter nenhum ingrediente de origem animal, pois o foco é excluir completamente os industrializados da dieta, ao contrário da proposta vegan, que apenas corta a ingestão de carne e de outros alimentos de origem animal, como ovos e leite.

Quais os benefícios de manter uma dieta baseada em vegetais?

Essa dieta é rica em vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos, nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo e pobre em gorduras saturadas, açúcar e sódio, substâncias que não se comunicam bem com o corpo. Por ser uma alimentação mais natural e limpa, a plant-based diet ajuda na prevenção de diversas doenças, como a diabetes e a hipertensão, assim como garante um melhor equilíbrio no corpo, devido a uma nutrição mais adequada.

Ainda há outros benefícios causados por essa alimentação, como um metabolismo mais rápido, melhora da digestão, mais energia, disposição e uma imunidade mais forte.

Outra grande vantagem dessa forma de se alimentar são seus efeitos positivos no ambiente (menos desmatamento e liberação de gases de efeito estufa) e a compaixão com os animais.


Endereço

  • Praia de Botafogo, 406

  • Botafogo, Rio de Janeiro - RJ

  • CEP 22250-040

Contatos

  • 21 97626-3737

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Olá! Entre em contato pelo Whatsapp!

Fale conosco pelo Whatsapp
Close and go back to page

2021 - Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade